sábado, 5 de novembro de 2011

O que é a visualização e como se pratica?

A nossa imaginação é uma ferramenta muito poderosa e podemos usá-la a nosso favor embora, muitas vezes, a usemos contra nós ao visualizar cenários negros e catastróficos para o futuro. E quando fazemos isto sabemos bem que a imaginação consegue ser mais forte que a vontade.

Mas se a imaginação funciona tão bem e até é gratuita porque não usar esta fantástica ferramenta para nos ajudar a reduzir o stress, promovendo sensações de bem-estar e estados de relaxamento?

O que é: A visualização (Guided Imagery em Inglês) é uma técnica que usa a imaginação para criar cenários nos quais podemos sentir sensações agradáveis, proporcionando ao nosso corpo e à nossa mente estados reais de bem-estar.

Como funciona: A visualização  permite ao indivíduo exercer um controlo activo sobre o seu foco de atenção. Em geral, todas as pessoas têm esta capacidade pois a visualização, ao contrário do que a palavra indica em Português, não recorre apenas ao sentido da visão mas também aos outros sentidos. Todos nós já experimentámos a sensação de sonhar acordados, de falarmos sozinhos com os nossos botões, de recordarmos cenas de acontecimentos, etc. Todos estes exemplos ilustram a nossa capacidade de visualização.

Ou seja, a visualização resulta de impressões sensoriais que nós criamos com a ajuda da nossa imaginação. E podemos usá-las de forma consciente e intencional para relaxar o nosso corpo e diminuir os efeitos do stress. Os estudos feitos sobre a visualização mostram claramente que aquilo que imaginamos pode mesmo tornar-se real para o nosso corpo.

Efeitos e benefícios: Além de aumentar o bem-estar, tem mostrado eficácia no tratamento de perturbações relacionadas com o stress, a depressão e a ansiedade, em várias perturbações físicas como dores de cabeça, espasmos musculares,  na gestão da dor crónica e na redução da tensão arterial. Também é utilizada com sucesso  em doentes com cancro, na preparação dos doentes para as cirurgias e na preparação de atletas de competição.

Frequência: Alguns efeitos poderão sentir-se imediatamente e outros poderão necessitar de várias semanas de prática de visualização para se fazerem sentir. O ideal seria praticar diariamente, duas vezes por dia. No entanto, praticar qualquer coisa será melhor do que nada...

Mas então como podemos passar à prática?

No início é importante criar algumas condições mínimas. Com a prática será cada vez mais fácil e mais rápido atingir os efeitos desejados e poderemos criar visualizações praticamente em qualquer lugar, sozinhos ou acompanhados, com mais ou menos silêncio.

Para começar precisamos de roupa confortável e de um local sossegado.

Fechamos os olhos, respiramos tranquilamente e enquanto respiramos percorremos o nosso  corpo mentalmente para identificarmos zonas de tensão muscular... e relaxamos esses músculos, continuando a respirar calmamente...

E começamos a usar os nossos sentidos para imaginar sensações agradáveis e relaxantes.

Por exemplo, podemos imaginar que estamos num bosque com bonitas árvores, podemos ver o verde das árvores, o azul do céu e umas nuvens branquinhas...

Podemos acrescentar os sons, como o vento nas árvores, um regato de água a correr, o chilrear dos pássaros, etc...

E podemos continuar por onde a imaginação nos levar, sentido o chão debaixo dos nossos pés, imaginando as nuvens fofinhas, saboreando a água  do regato e sentindo-a escorrer fresca por entre os nossos dedos, etc, etc

Enquanto fazemos isto podemos ir dizendo mentalmente algumas afirmações que nos ajudem a tranquilizar como “sinto-me calmo e relaxado”; “posso sentir-me em paz”; “o meu corpo está quente e tranquilo”, etc.

Algumas considerações de ordem prática:

- Se tivermos dificuldade em imaginar sensações de todos os sentidos podemos focar-nos mais em um ou dois sentidos mais fortes para nós e com o tempo os outros poderão surgir. Alguns de nós somos mais visuais, outros mais auditivos e podemos apostar nisso.

- É importante praticar, praticar, praticar. A frequência com que usamos a visualização ajuda-nos a melhorar e a manter os resultados.

- Podemos acompanhar a visualização com música de fundo se gostarmos e sentirmos que nos ajuda.

- Caso seja mais fácil podemos gravar previamente aquilo que queremos visualizar, fazendo todo o guião para usar durante a visualização.

- É fundamental que nos lembremos de duas coisas: respirar e rir!

E agora, rindo, respirando e imaginando, vamos lá todos relaxar?

Vera Martins

Referências:
The Relaxation & Stress Reduction Workbook, Sixth Edition (2008), Martha Davis, Elizabeth Robbins Eshelman, Mathew McKay, New Harbinger Publications.

Eri Watanabe, Sanae Fukuda and Taro Shirakawa(2005) Effects among healthy subjects of the duration of regularly practicing a guided imagery program, BMC Complementary and Alternative Medicine, 2005, 5:21

Sem comentários:

Enviar um comentário