sábado, 19 de novembro de 2011

Em busca da auto-estima perdida

A auto-estima é um assunto sério, que tem grande impacto na nossa vida, nas nossas relações, no nosso bem-estar e saúde mental em geral. Como tal, é necessário cuidar dela com carinho e perseverança. Há alturas em que podemos começar a sentir a nossa auto-estima mais tremida, ficamos menos seguros das nossas capacidades e o nosso amor próprio parece andar perdido por parte incerta...

Nesses momentos, o que precisamos fazer é mesmo partir em busca da auto-estima perdida!

É bom relembrar de tempos a tempos como podemos providenciar estes cuidados a nós próprios para fazermos uma boa promoção e manutenção da auto-estima. Deixo aqui algumas dicas e cuidados que podem ser úteis e que cada pessoa deve adaptar de forma individualizada e de acordo com o que sente que resulta melhor no seu caso específico:

1 - Cuidado com as comparações - Comparar uma pessoa com outra, na maior parte das vezes, não tem qualquer utilidade e chega a ser bastante cruel e doloroso para a parte que fica do lado negativo da equação;

2 - Fique atento às relações (familiares, amizade, etc) nas quais tem mais obrigações que direitos, alguma coisa pode estar desequilibrada;

3 - Valorize as suas conquistas, realizações, pequenas ou grandes victórias - se for necessário anote-as num papel e leia todos os dias... só para lembrar!

4 - Oiça músicas alegres, que o contagiem de boa disposição.

5 - Mime-se! - Muito!

6 - Contemple coisas bonitas - Há formas mais simples e outras que exigem um pouco mais de esforço. Alguns exemplos, de acordo com os gostos, podem ser paisagens agradáveis, exposições de arte, fotografias bonitas, sites na internet, documentários sobre a natureza, etc. Quando nos sintonizamos com coisas bonitas e agradáveis torna-se mais fácil vermos também as nossas qualidades;

7 - Procure rodear-se de pessoas simpáticas, positivas e calorosas, aquelas que fazem comentários que nos colocam “p’ra cima” e nos fazem bem ao Ego;

8 - Mexa-se! - Caminhar, dançar, pedalar, etc. O exercício físico estimula a produção de endorfinas que nos fazem sentir bem, diminuindo o desconforto e até a dor.

9 - Apanhe Sol - Com conta, peso e medida e com a devida protecção, claro. O Sol tem um efeito muito benéfico no nosso humor e bem estar.

10 - Respire! - Com calma e profundamente!

11 - Sorria, ria, não tenha medo de soltar umas boas gargalhadas! - Quando nos divertimos sentimo-nos melhor, mais novos e mais bonitos!

12 - Arrume! - Qualquer coisa, dependendo da inspiração, do tempo e da necessidade. Não precisa de arrumar toda a casa. Pode ser apenas uma divisão da casa, uma secretária, uma estante ou uma gaveta. Arrumar proporciona uma sensação de organização e de controlo que nos faz sentir bem, eficazes e competentes.

13 - Lembre-se de quem é! - Isto é muito importante! Às vezes digo isto mesmo assim às pessoas que conheço bem e de quem gosto: “Estamos a falar de ti!”. Pode dizê-lo a si mesmo: “Então, estou a falar de mim!”. Se quiser contribuir para a auto-estima de alguém pode dizer isso também a outra pessoa. Já agora, poderá também partilhar as restantes dicas!

Na verdade, tratar da auto-estima é como tratar de uma planta, é preciso regá-la com regularidade, proporcionar-lhe luz suficiente, limpá-la e até falar com ela!

Vera Martins

veramartins.psicologia@gmail.com

1 comentário:

  1. É um assunto sério, sim e só te posso agradecer este texto tão positivo!

    Um abraço cheio de luz!

    ResponderEliminar