sábado, 12 de novembro de 2011

Disse Probortunidade???

Sim, disse mesmo Probortunidade!

Nas minhas andanças pela internet em busca de sites sobre criatividade, encontrei esta palavra que achei fantástica!

Antes de mais, tenho que esclarecer que a tradução é minha. Em Português a palavra não existe mas neste momento de crise precisamos desta palavra e da atitude que lhe está subjacente.

O termo Probortunidade, da palavra original Inglesa “Probortunity”, surgiu devido à dificuldade em determinar a diferença entre um problema e uma oportunidade. Em geral, o uso da palavra problema traz consigo uma conotação negativa. E, como é fácil perceber, a palavra oportunidade, traz consigo uma conotação bastante mais positiva.

Felizmente houve alguém, com vocação para o equilíbrio, que resolveu juntar as duas numa só e criou a palavra Probortunidade. (Pode ver a explicação original em www.brainstorming.co.uk). E ainda bem que alguém nos lembra que nada nesta vida é só preto ou só branco, só doce ou só amargo. E que, pelo meio podemos ter muitas cores e sabores.

Ou seja, uma Probortunidade refere-se a qualquer coisa que queremos transformar e mudar para melhor. Pode ser a palavra que traduz a conhecida e desejada capacidade de “transformar um problema numa oportunidade”.

Pensando bem, um problema pode não ser muito diferente de uma oportunidade. Aquilo que sentimos é que é diferente. Assim, usamos “problema” quando sentimos uma situação como negativa e usamos “oportunidade” quando sentimos uma situação como positiva. A verdade é que acontece com frequência uma mesma situação ser considerada por uns um problema e por outros uma oportunidade. Mas, factualmente, a situação é a mesma.

Então se se trata de uma questão de percepção e avaliação da nossa parte, o que precisamos de fazer é precisamente interrogar a nossa percepção e a avaliação que fazemos de uma situação. E as nossas avaliações tendem a ser muito emocionais...

A ciência e a vida já nos mostram há muitos anos que as crises trazem grandes mudanças e permitem profundas reorganizações. Por isso mesmo, é importante não ignorar todas as Probortunidades que a vida nos oferece!

“Pensamento positivo é a forma como você PENSA um problema. Entusiasmo é a forma como você SENTE um problema. Os dois juntos determinam o que você FAZ com um problema”
Dale Canergie

Vera Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário