quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tarefas com T e como digeri-las


Há tarefas e Tarefas e a estas últimas não se aplica a expressão “tarefa fácil”. Às vezes, na nossa vida, temos em mãos tarefas de grande porte. Podem ser mais ou menos alargadas no tempo (com prazos mais ou menos realistas); podem ser mais ou menos fáceis de digerir e a sua realização pode trazer consigo mais ou menos prazer. Aquilo que têm habitualmente em comum é serem grandes, pesadas e, como tal, indigestas.

Podemos lembrar-nos de um trabalho de final de ano, “daquele” relatório terrível, do mega-projecto que temos em mãos, etc, os exemplos poderiam ser mesmo muitos.

Se olharmos de fora para a Tarefa, podemos pensar numa fórmula com 4 Ds. Assim, temos:

Duração + Densidade + Desprazer = Desafio.

(Embora possa haver outras fórmulas, por exemplo o Desprazer pode não existir, felizmente acontece!).

O que podemos então fazer com uma Tarefa destas?

A solução passa por transformar os Ds em ds, com o objectivo de diminuir a duração, a densidade e o desprazer, tornando assim o desafio também mais leve.

Em termos práticos é importante:

- Parar de adiar - mãos à obra! Quanto mais depressa começar, mais depressa acabará.

- Dividir - É fundamental dividir a Tarefa em pequenas tarefas ou sub-tarefas.

- Ordenar - Quando já está tudo dividido em pequenas tarefas, é importante ordená-las numa sequência por critérios de prioridade e de lógica interna da própria tarefa.

- Focar - Se já dividiu e ordenou as sub-tarefas, escolha a que vai executar e foque a sua atenção exclusivamente nessa tarefa. Esconda tudo o resto e trabalhe como se não houvesse nem antes nem depois! Quando tem uma tarefa em mãos, todas as outras não existem.  Evite  e controle todas as distracções: telefones, e-mails, interrupções, etc.

- Recompensar-se - Quando termina uma tarefa, merece um miminho!  Mas sem batota, é só mesmo quando terminar. Seja um café, ouvir uma música e dançar ou cantar um bocadinho, um passeio na rua, uma fatia de bolo, etc. Até pode escolher previamente qual vai ser o mimo que dará a si próprio quando concluir o que vai iniciar.

Há várias técnicas que podem ajudar nestes passos como por exemplo fazer listas, esquemas, quadros, mapas, calendários. Confesso que adoro chegar ao fim da tarefa e poder riscar uma linha da lista de tarefas!

Se é do estilo mais tecnológico, encontra na internet várias ferramentas de gestão (ou digestão) de tarefas gratuitas. Por exemplo, www.rememberthemilk.com existe em versão Portuguesa.

Para terminar mas não menos importante: respirar e sorrir!

Boas tarefas!

Vera Martins

2 comentários: