sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Como desfrutar do Natal mesmo para quem o detesta


O Natal é uma festa para todos os gostos: para os que gostam muito, pouco e para os que não gostam nada e nem pouco mais ou menos!


Existem variadíssimas razões para todos os casos, mas com ele à porta o mais importante não é esgrimir razões, é mesmo abrir o leque de alternativas para que o Natal possa ser desfrutado por quem gosta e até por quem não gosta.

É que ano após ano, venho sentindo que mesmo quem gosta do Natal muitas vezes usufrui pouco da data em si. Não há altura do ano em que veja as pessoas mais stressadas e cansadas do que no Natal.

Quando se fala em Natal, fala-se dos stress das prendas, dos sucessivos jantares e almoços (de trabalho, de amigos, de afilhados,de primos, de..., de...),, da canseira das horas passadas na cozinha, do trânsito que fica infernal, etc, etc, todos conhecemos estes cenários.

O que acontece muitas vezes é que entre o stress do “antes” e do “depois”, escapa-nos o “durante”. É que o momento presente pode ser o verdadeiro presente de Natal. E há coisas que podem ser agradáveis até mesmo para quem não gosta do Natal. Sejamos honestos, mesmo quem não gosta desta época, acaba sempre por “levar” com ela de qualquer forma, tal é a força da cultura e dos hábitos de um povo.

Então, já que ficamos todos submersos por esta época, a ideia é que quem gosta possa desfrutar melhor dela e que quem não gosta possa passar menos mal e, porque não, com alguma satisfação, já que não há grande  escapatória.

Se olharmos para o Natal de forma mais objectiva o que temos?

Música - É uma forma de expressão e de arte apreciada pela maioria das pessoas. Se assim é e a apreciamos todo o ano, aproveitemos esta altura para viver a música, deixarmo-nos embalar e encantar. Cante, encante e dance para que estes dias sejam mais melodiosos!

Luz e Cor - Quem não gosta de ver coisas iluminadas, coloridas e a brilhar? Aprecie as luzes nesta altura, repare bem,  beba luzes e cores e deixe-se enfeitiçar pela magia de ver tudo mais brilhante pelo menos uma vez no ano!

Comidas apetitosas - hum... comer coisas boas, daquelas que nos fazem crescer água na boca é sempre uma delícia. Se não gosta das gulodices próprias do Natal, coma outras, faça a sua ementa e saboreie. É sempre boa altura para nos deliciarmos com coisas que adoramos mas não comemos todos os dias. Aproveite então para, sem pressas e sem excessos, adoçar a boca e temperar a alma com coisas deliciosa!

Afecto - E de sorrisos, miminhos, palavras simpáticas e uma boa conversa, há alguém que não goste? Procure disfrutar nesta altura da companhia das pessoas que mais ama, daquelas com quem gosta mesmo de conversar (nem que seja por telefone), daquelas que se calhar só vê mesmo uma vez por ano e passa os meses a sentir saudades... Nesta data aproveite para dar e receber afecto, partilhar, trocar, mimar e mimar-se! Muito!!!

E então, tudo trocado em miúdos, talvez possamos usufruir um pouco melhor destes dias de Natal. Mesmo não gostando da festa em si, temos dois dias sem trabalhar durante os quais podemos fazer coisas boas, que nos façam sorrir, vibrar e que nos aqueçam a alma!

Vamos lá passar dois dias simpáticos e a desfrutar o melhor da vida?

Vera Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário