quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dança para a Doença de Parkinson

Há dias ouvi um teleseminário sobre um tema tão interessante que não resisti a partilhá-lo. Pode ser que alguém em Portugal possa agarrar esta ideia...

O teleseminário era organizado pelo NICABM (The National Institute for the Clinical Application of Behavioral Medicine) e era sobre um projecto que realiza aulas de dança para pessoas com Doença de Parkinson um pouco por vários locais dos Estados Unidos.

Tudo começou em 2001, quando o Mark Morris Dance Group e o Brooklin Parkinson Group decidiram oferecer aulas gratuitas a pessoas com a Doença de Parkinson. Depois disso, o projecto tem crescido em número de professores, de adeptos e em extensão geográfica.

Os mentores do projecto explicam que “para dançar, os dançarinos usam informação do ambiente e estratégias mentais para guiar, controlar e aprender movimentos. Para as pessoas com Doença de Parkinson, o uso desta informação e destas estratégias ajuda a regenerar a capacidade de se mexerem, promovendo a sensação de controlo sobre a actividade física que é perdida na Doença de Parkinson. Os dançarinos que ensinam têm como objectivo a estética e não as limitações de movimentos.”  (Tradução minha).

As aulas têm a duração de 1 hora e 30 minutos, a frequência é semanal e são realizadas num estúdio com chão de madeira, barras de balé nas paredes, espelhos do chão ao tecto numa das paredes e um piano.

O importante nestas aulas é partilhar o prazer da dança e passar momentos agradáveis, promovendo os laços sociais, a actividade artística e o bem estar. Receita importante para que os alunos possam sentir-se mais confiantes e expressivos. “Tentamos levar as pessoas para longe das limitações físicas e guiá-las em direcção às possibilidades físicas.” (Tradução minha).

Gostei particularmente do testemunho que li de uma das participantes destas aulas: “Quando estou na aula de dança eu não tenho a Doença de Parkinson.” (Tradução minha).

Que possamos ficar inspirados por projectos assim!

Vera Martins


Podem consultar o website do projecto Dança para a Doença de Parkinson em:

Referências:
- Therapeutic Perspectives - Documento consultado no site do projecto “Dance for Parkinson’s”;
- Transcript of a Speech by David Leventhal for the Parkinsons Disease Foundation’s Annual Gala, Bal du Printemps in New York City in 2009 - consultado no mesmo website.
- Westheimer, Olies (2007) Why Dance for Parkinson’s Disease, Topics in Geriatric Rehabilitation, pp 1-13 - Consultado no mesmo website.

1 comentário: