domingo, 18 de setembro de 2011

Alguns tópicos sobre a "mudança"

A mudança psicológica e/ou comportamental é um conceito abrangente e que desperta grande interesse na generalidade das pessoas. É muito frequente as pessoas perguntarem: “É possível mudar?”; “Como se muda?”


Neste pequeno artigo, que não pretende ser exaustivo, faço algumas notas sobre o processo de mudança, assim em jeito de “aperitivo” para um assunto que daria “pano para mangas”.


“Vivendo e aprendendo” - A plasticidade humana


A Psicologia e as Neurociências têm mostrado que o ser humano é dotado de plasticidade, ou seja, o ser humano é “plástico”. Isto significa que tem a capacidade de mudar E, ao contrário do que se pensava, os estudos mais recentes provaram que esta plasticidade se mantém ao longo da vida e não diminui com a idade.


“Em terra do bom viver, faz como vires fazer” - Flexibilidade e adaptação


O ser humano tem uma capacidade espantosa para se adaptar aos contextos em que se encontra graças à sua flexibilidade. A adaptação implica um maior ou menor grau de mudança dependendo do contexto em que se dá e da pessoa que está a fazer o esforço (também maior ou menor) de adaptação. Isto tem reflexos nas relações com os outros, na integração cultural, na adaptação ao clima, etc.


“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” - Mudança e desenvolvimento


Ao longo do nosso desenvolvimento, à medida que a vida avança, os objectivos que cada pessoa traça para si própria, as motivações, os sonhos, as necessidades, vão mudando também. Aos 30 anos não desejamos as mesmas coisas que desejávamos aos 15 anos. Até o nosso grau de exigência muda, aumenta para umas coisas, diminui para outras.


Mahoney num livro sobre processos de mudança fala em “processos dinâmicos de desenvolvimento que proporcionam o ‘equilíbrio em movimento de uma vida em progresso” (Pág.32).


Ou seja, o percurso humano é dinâmico e diversificado, o que nos conduz ao próximo tópico.


“Cada cabeça sua sentença” - As diferenças individuais


Embora sejam apontados processos gerais de mudança psicológica, as particularidades de cada pessoa, as experiências únicas de cada um e todo um conjunto de especificidades, irão necessariamente ditar necessidades e processos de mudança diferentes que resultam de percursos de desenvolvimento também  singulares e muito diversificados.


É importante referir que o desejo de mudança pode verificar-se a nível profissional, escolar, de hábitos, de relações, etc ou pode ser um desejo mais geral e abstracto, numa linha mais existencial, mais relacionado com a própria identidade e personalidade.


Quando uma pessoa escolhe a psicoterapia para facilitar o seu processo de mudança, seja qual for o objectivo, todas as suas particularidades, motivações, experiências pessoais e relacionais devem ser respeitadas e tidas em conta.


Mas, a verdade “verdadeira” e cientificamente comprovada é que mudar é possível. Se deseja mudar aspectos da sua vida é só por mãos à obra. Quer decida recorrer à ajuda de um profissional, de amigos, familiares ou livros de auto-ajuda, o mais importante é ouvir o desejo de mudança que pode andar aí a sussurrar (ou já a gritar!) dentro de si.


Atreva-se!



Vera Martins


Referência: Michael J. Mahoney - Processos Humanos de Mudança. As bases científicas da Psicoterapia. Porto Alegre, ArtMed, 1998. (Tradução Fábio Appolinário).








1 comentário: