quinta-feira, 19 de abril de 2012

Pela sua felicidade, anda a fluir?


O conceito de “fluir” em Psicologia (”flow” em Inglês) refere-se a um estado mental no qual a pessoa se encontra completamente envolvida no que está a fazer.


Ou seja, é o oposto do funcionamento em “piloto automático”, tão desinteressante quanto stressante no nosso dia-a-dia!

Na Psicologia, o conceito foi proposto por Mihaly Csikszentmihaly (Flow: The Psychology of Optimal Experience) que explicava que este estado de “fluir” contribui muito para a felicidade e bem-estar das pessoas.

Quando estamos a “fluir” estamos num estado mental considerado um estado “óptimo” de motivação intrínseca. E é considerado óptimo porque se caracteriza por sentimentos de energia focada e sucesso na actividade na qual estamos completamente imersos e envolvidos.

Csikszentmihaly dizia que, no estado de fluir, “O tempo voa. Cada acção, movimento e pensamento segue-se ao anterior, como numa peça de jazz. Todo o seu ser está envolvido e as suas capacidades estão no máximo”.

Isto é, neste estado de “graça” que é sentirmo-nos a fluir, podemos dizer que a nossa atenção, motivação e capacidades se juntam para produzir um funcionamento produtivo e harmonioso.

Fico a pensar que, na prática, “FLUIR rima com:

- OUVIR
- SENTIR
- CURTIR
- USUFRUIR
- CONSTRUIR
- PROGREDIR
- EVOLUIR

E além de ser uma palavra poética, traz mesmo felicidade!

Permita-se fluir e seja feliz!

Vera Martins
www.veramartins-psicologia.com

Sem comentários:

Enviar um comentário