terça-feira, 20 de março de 2012

A rejeição dói mesmo!!!


O sentimento de pertença e de inclusão social é um importante factor de bem-estar para todos nós. Mas sabemos bem que nem sempre nos sentimos incluídos ou integrados em alguns contextos relacionais e/sociais.


Quando nos sentimos excluídos de um grupo ou de uma actividade ficamos magoados, feridos nos nossos sentimentos...

Pois bem, a ciência tem mostrado que temos toda a razão: a rejeição dói mesmo!

Ao que parece, alguns dos mecanismos neuronais envolvidos na dor física estarão também envolvidos na dor da rejeição.

Para verificar isto, os investigadores utilizaram a ressonância magnética funcional para estudar a rejeição social. O objectivo era perceber se as regiões cerebrais que são activadas  na rejeição social eram similares às que são encontradas em estudos da dor física.

Neste estudo foram estudadas as respostas neuronais em dois tipos de exclusão social: explícita e implícita. Além da ressonância funcional durante as tarefas propostas, os participantes preenchiam questionários após as tarefas para avaliar o quanto se tinham sentido excluídos.

Resumindo os resultados, na exclusão social é encontrado um padrão de activação cerebral muito similar ao que é encontrado na dor física.

Os autores deste estudo deixam-nos a mensagem de que o facto de a dor da rejeição ser parecida com a dor física a nível cerebral tem também a função de alertar-nos para as feridas nas nossas ligações e relações sociais. Com este alerta, poderemos tomar medidas para tratar destas feridas.

Sugerem ainda que este tipo de estudos podem ajudar a confirmar a importância das relações e do apoio daqueles que nos rodeiam quer na dor física, quer na dor social e também a perceber como dói tanto perder alguém que amamos...

É mesmo caso para dizer que depois de uma rejeição ou de uma perda afectiva temos a necessidade e o direito de “lamber as nossas feridas”!

Vera Martins

Referência:

Does Rejection Hurt? An fMRI Study of Social Exclusion
Naomi I. Eisenberger, Matthew D. Lieberman, Kipling D. Williams
10 OCTOBER 2003 VOL 302 SCIENCE

Artigo completo para consulta em:
http://www.rickhanson.net/wp-content/files/papers/RejectionHurt.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário